Não é muito fácil
conseguir motivação para começar a estudar para uma prova que só acontecerá
daqui a duas semanas. Isso é só uma questão de reeducação de hábitos.
Experimente reservar duas horas diárias, para estudar o conteúdo das aulas
dadas naquele mesmo dia!Fica mais fácil! Com o decorrer do tempo, você terá
mais facilidade em compreender e memorizar a matéria, e, ainda sentirá uma
sensível queda no nível de stress das vésperas de prova. Isso porque o conteúdo
não se acumula. Com essa metodologia, o menos vai virar mais. A matéria estará
sempre fresca na sua cabeça, e estudando menos, você estará aprendendo mais.
Como ler bem!
Nossa leitura deve ser orientada por um princípio fundamental de respeito à voz
que nos fala no livro.
IMPORTANTE!
“Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas
convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de
acordo com elas". (ProfessorArmando Zubizarreta).
Todo leitor, enfrenta como primeiro desafio o de estar pronto para ler e,
disposto a aprender com a leitura, mesmo sendo uma tarefa, que de início, possa
não lhe dar muito prazer.
Uma
boa preparação apresenta dois pré-requisitos:
1º- Evitar a avidez. ( Devorar rapidamente,centenas de páginas não leva a
nada).
A compreensão de um texto exige muito mais do que o simples correr dos
olhos sobre as
letras.
2º-
Escolha um local tranqüilo, confortável e bem iluminado.
· Não se
assuste se não conseguir entender tudo de imediato.
· A
compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada
nova leitura ou releitura.
· É
recomendável, que, não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o
anterior. Para que você consiga isso, volte e releia o trecho quantas vezes
forem necessárias e, se preciso, recorra a dicionários e enciclopédias e
internet, embora não se deva interromper muito a leitura.
·
Conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que, com o hábito de
ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil.
· Lembre-se
sempre que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa
aprender.
· Para que
você consiga isso, volte e releia o trecho quantas vezes forem
necessárias e, se preciso, recorra a dicionários e enciclopédias e internet,
embora não se deva interromper muito a leitura.
· Conforme-se
em aprender o significado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa
vai ficar cada vez mais fácil.
· Lembre-se
sempre que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou
precisa aprender.
A
LEITURA, PARA SER MAIS PRODUTIVA, PODE SER DIVIDIDA EM FASES.
•Faça
um reconhecimento do texto para saber de que assunto trata.
•Mesmo
no caso de romance é bom ter uma idéia do tema central.
•Procure
isolar as informações principais.
•É
bom sublinhar ou assinalar passagens mais interessantes.
•
Ao encontrar expressões especializadas, (de Medicina, Direito, etc.) procure
conhecer e anotar seus significados.
•Assim,
além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de
sua leitura.
•
Procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor.
•
Retome as informações essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber
que relações existem entre elas..
Assim,
você estará pronto para estabelecer suas próprias idéias sobre o texto.
-
O trabalho intelectual exige rigor. Por isso nunca é demais voltar ao texto,
reler e aperfeiçoar a leitura.
TOMAR NOTAS.
-
A escrita é um poderoso instrumento para preservar o conhecimento.
-Tomar
notas é a melhor técnica para guardar as informações obtidas em aula, em livros,
em pesquisas de campo.
-
Manter os apontamentos é fundamental.
-
Nada de rabiscar em folhas soltas. Mas também não se deve ir escrevendo no
caderno tudo que se ouve, lê ou vê. Tomar notas supõe rapidez e economia. Por
isso, as anotações precisam ser:
a)
claras e detalhadas, para que sejam compreendidas mesmo depois de algum tempo;
b)
suficientemente sintéticas, para não ser preciso recorrer ao registro completo,
ou quase, de uma lição.
Anotar é uma técnica pessoal do estudante.
· Podem
comportar letras, sinais que só ele entenda.
- Mas há pontos gerais a observar.
· Quando se
tratar de leitura, não basta sublinhar no livro.
· Devem-se
passar as notas para o caderno de estudos.
· O aluno deve
se acostumar à síntese: aprender a apagar mentalmente palavras e trechos menos
importantes para anotar somente palavras e conceitos fundamentais.
· Outros
recursos:- jamais anotar dados conhecidos a ponto de serem óbvios; eliminar
artigos, conjunções, preposições e usar abreviaturas. É preciso compreender que
anotações não são resumos, mas registros de dados essenciais.
Como educar a memória
render é uma operação que consiste em reter o
que foi lido,reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. Portanto,
é imprescindível educar a memória.Logo após o estudo de alguma matéria, nota-se
que o esquecimento também trabalha, pois, a mente elimina noções dispensáveis.
Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um jogo útil entre memória e
esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso. Portanto, para
facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos aprendidos, basta
proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo.
Repetir é importante, mas não só: saber de
cor nem sempre vai além de um papaguear mecânico.
As técnicas psicológicas de memorização são
complexas, mas podem ser utilizadas simplificadamente pelo estudante.
Algumas
indicações:
a. ler mentalmente e compreender o assunto;
b.. relerem voz alta;
c. concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, etc.; d. notar semelhanças, diferenças, relações;
e .repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais);
f. fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a sequência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas;
g. nunca se esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.
a. ler mentalmente e compreender o assunto;
b.. relerem voz alta;
c. concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, etc.; d. notar semelhanças, diferenças, relações;
e .repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais);
f. fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a sequência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas;
g. nunca se esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.
Como estudar em grupo
Estudar
em grupo é um modo produtivo de fazer render ao máximo o esforço do
aprendizado. Há muitas maneiras de os estudantes se ajudarem.- Entre as mais
importantes:
- a comparação dos apontamentos das aulas e
das horas de estudos. Assim, trocam-se ideias e verificam-se os pontos fundamentais
e os mais difíceis.
Dois princípios a serem pensados:
a. o estudo em conjunto deve refletir uma inteligente divisão de trabalho;
b. as sínteses não garantem plena compreensão, mas são interessantes como resumo dos conhecimentos adquiridos.
OBS: Quando o estudo em grupo é uma preparação para provas ou exames, o aluno deverá estudar toda a matéria por si mesmo, de modo que o trabalho com os colegas seja apenas uma revisão, uma possibilidade de aprofundamento e, às vezes, de correção dos pontos.
Algumas possibilidades de organização e divisão de trabalho no grupo:
- Cada um estuda partes diferentes de um assunto e traz para serem discutidas na reunião;
- Cada um estuda e consulta fontes sobre o mesmo assunto e expõe ao grupo, para uma comparação e aprofundamento;
a. o estudo em conjunto deve refletir uma inteligente divisão de trabalho;
b. as sínteses não garantem plena compreensão, mas são interessantes como resumo dos conhecimentos adquiridos.
OBS: Quando o estudo em grupo é uma preparação para provas ou exames, o aluno deverá estudar toda a matéria por si mesmo, de modo que o trabalho com os colegas seja apenas uma revisão, uma possibilidade de aprofundamento e, às vezes, de correção dos pontos.
Algumas possibilidades de organização e divisão de trabalho no grupo:
- Cada um estuda partes diferentes de um assunto e traz para serem discutidas na reunião;
- Cada um estuda e consulta fontes sobre o mesmo assunto e expõe ao grupo, para uma comparação e aprofundamento;
-Cada um estuda um ponto de um capítulo e
faz seu relatório ao grupo, debatendo correspondendo a perguntas depois.
A
melhor maneira de aprender uma matéria é ensiná-la aos outros. Os alunos podem
comprovar isso nas exposições orais de suas reuniões de grupo, e, toda vez que
um colega vier pedir auxílio.
(texto
adaptado de um trabalho da Revista Linha em Ação-SEE RJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário