segunda-feira, 6 de maio de 2013

DICAS PARA VOCÊ ESTUDAR MELHOR!



          Estudar exige mais do que paciência e força de vontade.Requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples,outras vezes, mais complexas.
Não é muito fácil conseguir motivação para começar a estudar para uma prova que só acontecerá daqui a duas semanas. Isso é só uma questão de reeducação de hábitos. Experimente reservar duas horas diárias, para estudar o conteúdo das aulas dadas naquele mesmo dia!Fica mais fácil! Com o decorrer do tempo, você terá mais facilidade em compreender e memorizar a matéria, e, ainda sentirá uma sensível queda no nível de stress das vésperas de prova. Isso porque o conteúdo não se acumula. Com essa metodologia, o menos vai virar mais. A matéria estará sempre fresca na sua cabeça, e estudando menos, você estará aprendendo mais.
Como ler bem!
            Nossa leitura deve ser orientada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro.
IMPORTANTE! “Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (ProfessorArmando Zubizarreta).
         Todo leitor, enfrenta como primeiro desafio o de estar pronto para ler e, disposto a aprender com a leitura, mesmo sendo uma tarefa, que de início, possa não lhe dar muito prazer.
Uma boa preparação apresenta dois pré-requisitos:
              1º- Evitar  a avidez. ( Devorar rapidamente,centenas de páginas não leva a nada).
             A compreensão de um texto exige muito  mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras.                                                          
2º- Escolha um local tranqüilo, confortável e bem iluminado.
·       Não se assuste se não conseguir entender tudo de imediato.
·       A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura.
·       É recomendável, que, não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Para que você consiga isso, volte e releia o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorra a dicionários e enciclopédias e internet, embora não se deva interromper muito a leitura.
·        Conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil.
·       Lembre-se sempre que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa aprender.
·       Para que você consiga  isso, volte e releia o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorra a dicionários e enciclopédias e internet, embora não se deva interromper muito a leitura.
·       Conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil.
·       Lembre-se sempre que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa aprender.
A LEITURA, PARA SER MAIS PRODUTIVA, PODE SER DIVIDIDA EM FASES.
•Faça um reconhecimento do texto para saber de que assunto trata.
•Mesmo no caso de romance é bom ter uma idéia do tema central.
•Procure isolar as informações principais.
•É bom sublinhar ou assinalar passagens mais interessantes.
• Ao encontrar expressões especializadas, (de Medicina, Direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados.
Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.
• Procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor.
• Retome as informações essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber que relações existem entre elas..
Assim, você estará pronto para estabelecer suas próprias idéias sobre o texto.
- O trabalho intelectual exige rigor. Por isso nunca é demais voltar ao texto, reler e aperfeiçoar a leitura.
TOMAR NOTAS.
- A escrita é um poderoso instrumento para preservar o conhecimento.
-Tomar notas é a melhor técnica para guardar as informações obtidas em aula, em livros, em pesquisas de campo.
- Manter os apontamentos é fundamental.
- Nada de rabiscar em folhas soltas. Mas também não se deve ir escrevendo no caderno tudo que se ouve, lê ou vê. Tomar notas supõe rapidez e economia. Por isso, as anotações precisam ser:
a) claras e detalhadas, para que sejam compreendidas mesmo depois de algum tempo;
b) suficientemente sintéticas, para não ser preciso recorrer ao registro completo, ou quase, de uma lição.
Anotar é uma técnica pessoal do estudante.
·       Podem comportar letras, sinais que só ele entenda.
         - Mas há pontos gerais a observar.
·       Quando se tratar de leitura, não basta sublinhar no livro.
·       Devem-se passar as notas para o caderno de estudos.
·       O aluno deve se acostumar à síntese: aprender a apagar mentalmente palavras e trechos menos importantes para anotar somente palavras e conceitos fundamentais.
·       Outros recursos:- jamais anotar dados conhecidos a ponto de serem óbvios; eliminar artigos, conjunções, preposições e usar abreviaturas. É preciso compreender que anotações não são resumos, mas registros de dados essenciais.
Como educar a memória
render é uma operação que consiste em reter o que foi lido,reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. Portanto, é imprescindível educar a memória.Logo após o estudo de alguma matéria, nota-se que o esquecimento também trabalha, pois, a mente elimina noções dispensáveis. Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um jogo útil entre memória e esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso. Portanto, para facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos aprendidos, basta proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo.
Repetir é importante, mas não só: saber de cor nem sempre vai além de um papaguear mecânico.
 As técnicas psicológicas de memorização são complexas, mas podem ser utilizadas simplificadamente pelo estudante.
Algumas indicações:
 a.   ler mentalmente e compreender o assunto;
 b.. relerem voz alta;
 c. concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, etc.; d. notar semelhanças, diferenças, relações;
  e .repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais);
   f. fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a sequência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas;
   g. nunca se esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.
Como estudar em grupo
Estudar em grupo é um modo produtivo de fazer render ao máximo o esforço do aprendizado. Há muitas maneiras de os estudantes se ajudarem.- Entre as mais importantes:
 - a comparação dos apontamentos das aulas e das horas de estudos. Assim, trocam-se ideias e verificam-se os pontos fundamentais e os mais difíceis.
Dois princípios a serem pensados:
   a. o estudo em conjunto deve refletir uma inteligente divisão de trabalho;
   b. as sínteses não garantem plena compreensão, mas são interessantes como resumo dos conhecimentos adquiridos.
OBS: Quando o estudo em grupo é uma preparação para provas ou exames, o aluno deverá estudar toda a matéria por si mesmo, de modo que o trabalho com os colegas seja apenas uma revisão, uma possibilidade de aprofundamento e, às vezes, de correção dos pontos.
Algumas possibilidades de organização e divisão de trabalho no grupo:
    -  Cada um estuda partes diferentes de um assunto e traz para serem discutidas na reunião;
    - Cada um estuda e consulta fontes sobre o mesmo assunto e expõe ao grupo, para uma comparação e aprofundamento;
 -Cada um estuda um ponto de um capítulo e faz seu relatório ao grupo, debatendo correspondendo a perguntas depois.
 A melhor maneira de aprender uma matéria é ensiná-la aos outros. Os alunos podem comprovar isso nas exposições orais de suas reuniões de grupo, e, toda vez que um colega vier pedir auxílio.
(texto adaptado de um trabalho da Revista Linha em Ação-SEE RJ)





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