PROJETO Nº 1- INTEGRAÇÃO ESCOLA
COMUNIDADE
FAMÍLIA NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO QUE
FAZ A DIFERENÇA
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
”(Augusto Cury)
A PARTICIPAÇÃO QUE FAZ A
DIFERENÇA
Introdução : O projeto Família na
Escola: a participação que faz a diferença faz-se
necessário uma vez que é a família a maior aliada da Escola. Evidenciar a
importância dessa parceira torna-se fundamental para a Direção da Escola,que vê
nela a grande possibilidade de melhoria na integração com a comunidade. O mundo
vive uma época que a conturbação e a desintegração dos valores são os maiores
obstáculos para o ser humano. A sociedade motiva o individualismo e o
coletivo é banido.Para os poucos sobreviventes/resistentes, é de
fundamental importância um trabalho de resgate para que os pais/família se
conscientizem da importância do acompanhamento familiar na vida educacional dos
alunos bem como a relevância da interação entre família-escola, observando que
é possível perceber que a colaboração dos pais, gestor, professores e de toda a
comunidade escolar é a melhor maneira para que aconteça um ensino significativo
e de qualidade e que crianças e adolescentes necessitam de apoio coletivo para
que se tornem cidadãos de sucesso.Nesse sentido, percebe-se que o ponto de
partida para a promoção do sucesso escolar é promover a integração entre
família e escola, partilhando direitos e deveres, de forma coletiva, dinâmica e
inovadora. Portanto, o projeto FAMÍLIA NA ESCOLA: A
PARTICIPAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA buscará demonstrar a importância da presença
da família no processo de escolarização dos filhos. A construção dessa parceria
muito contribuirá para o desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso
escolar, pessoal e social dos alunos. Objetiva-se ainda, promover uma interação
significativa entre pais, professores e alunos, visando oportunizar vivências
que lhes possibilitem refletir sobre o processo de desenvolvimento dos
educandos, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e
formal das crianças e adolescentes, colaborando assim, com a construção
de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.
Justificativa:
O presente Projeto
tem como fim específico, abrir as portas para a participação de familiares na
escola, no intuito de ajudar os alunos a terem sucesso na vida escolar e
colaborar para diminuir a evasão, a repetência e a violência no contexto
educacional. Nesse sentido, é importante citar Içami Tiba (1996, p.140) que
diz: "O ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o
ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de
afetos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício
do filho/aluno". Dentre as reflexões do tema aqui apresentado "O
projeto Família na Escola: a participação que faz a diferença”.
Outro ponto importante que abrange este
projeto é que família e escola caminhem juntas, objetivando sempre a
conscientização do aluno na construção do seu conhecimento, como também da sua
autonomia frente às decisões necessárias para o sucesso do ensino-aprendizagem.
A LDBn 9394/96 (Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) quando trata da Educação deixa
claro que é na família que a criança construirá valores que serão incorporados
ao longo da vida e onde deverá ocorrer o primeiro processo de socialização, o
que lhes permitirá traçar caminhos futuros. Inserir a família na vida da escola
ampliará os conceitos formulados pelo aluno e ainda permitirá conhecer a sua
cultura pessoal para que a escola possa valorizá-la. Pensando assim, há a
necessidade de se estreitar laços entre a escola e aqueles que dela participam
direta ou indiretamente - a família- acompanhando o desenvolvimento da criança
em todo seu processo de aprendizagem e inserção social. família, presente em
todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo,
atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais.[1]Como a família
constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo
que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado
grupo social, ela será uma parceira a mais na busca pelo cumprimento da nossa
função social e nos ajudará a cumprir a nossa meta, cada um fazendo o que lhes
é de direito e não deixando todas as ações para a escola, de modo que o aluno
possa se desenvolver em todos os aspectos da vida pessoal, profissional e ter
sucesso, pois, nossa meta é ajudar o aluno em suas necessidades em parceria com
a família.
- OBJETIVO GERAL: Conscientizar e
sensibilizar a importância do acompanhamento familiar na vida escolar dos
educandos, bem como da integração entre família e escola, desenvolvendo um trabalho
coletivo no ambiente escolar que inclua a família no processo
ensino-aprendizagem, como parceira e colaboradora, no crescimento pessoal do
aluno, resgatando o fortalecimento da sua auto-estima a fim de aproximá-lo dos
princípios desenvolvidos na escola como: solidariedade humana; respeito;
democracia; inclusão; entre outros.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS :
· Promover palestras com psicólogos, com tema educar
e cuidar;
· Incentivar a participação dos pais nos eventos
promovidos pela Escola bem como nas apresentações dos alunos;
· Reunir-se trimestralmente com pais/família para
apresentar o rendimento dos alunos;
· Reunir-se com pais e alunos de baixo rendimento;
· Apresentar projetos desenvolvidos pela escola bem
como avaliar sua eficácia;
· Fortalecer o Conselho Educacional através da
participação dos pais;
· Divulgar o blog da U.E;
· Divulgar as prestações de contas;
· Motivar os pais no compromisso de acompanhar seus
filhos no desempenho de ensino e aprendizagem.
· Divulgar o Regimento e o calendário Escolar
comentando sobre os dias letivos e o cumprimento da carga horária;
· Apresentar a escola,
seu funcionamento, equipe docente e funcionários para a família, para que se
consiga deles a confiança no trabalho desenvolvido pela instituição;
· Desenvolver
atividades que trabalhem os valores familiares para que possam dentro do
ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção
de valores e a resolução de conflitos;
· Promover a integração
entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos
alunos;
· Ressaltar a
importância da afetividade e limites na escola e na família como fator
primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
· Construir momentos de
socialização de idéias e valores com os pais sempre pensando em quais horários
serão convenientes para a família;
· Incentivar os pais a
participarem do Conselho Escolar e também a organizar uma associação de Pais e
Mestres;
· Promover o dia da
família na escola.
Desenvolvimento:
· Buscar informações
sobre a vida do aluno em família, se possível anotar em fichas;
· Através de conversas/
entrevistas, buscar resolver os conflitos;
· Pesquisar sobre a
família montando a árvore genealógica; (cada aluno fará a sua)
· Mural com palavras
mágicas que ajudam na boa convivência;
· Dinâmica para acolher
os pais em reuniões;
· Encontros com família
através de reuniões e eventos;
· Palestras com temas
relacionados à estrutura familiar atual;
· Oficinas sobre
Educação dos Filhos, artesanato, teatro, outras;
· Exposições dos
trabalhos realizados em aula;
· Filmes que retratam
temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares;
· Promover jogos com a
participação da família;
· Eventos
· Desenvolvimento:
· O presente projeto será desenvolvido com as
famílias dos alunos regularmente matriculados neste Estabelecimento de Ensino e
contará com a participação dos pais, professores e funcionários conforme
cronograma de atividades.
· Serão utilizados Data show, livro para registro dos
eventos, internet, questionários, máquina fotográfica, computadores e livros.
Metodologia:
· Apresentar filmes
sobre a família, sugeridos pelos professores;
· Fazer mural da
família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares,
ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão, limites...;
· Trabalhar filmes nos
encontros de família que permitam a reflexão sobre os diversos tipos de
família;
· Trabalhar com
dinâmicas, brincadeiras, cantigas nos encontros com os pais;
· Perceber se na
família, alguém possui alguma habilidade artística e procurar valorizá-las
através de apresentações, conversas nos encontros de família;
· Promover oficinas
para que os pais possam participar da vida escolar do aluno;
· Incentivar os
familiares a participarem das oficinas.
Atividades: Releitura de filme sobre a família;
· Pedir para os alunos
que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
· Recorte de revistas
ou fotos da família para montar um portfólio sobre o tema;
· Promover várias
oficinas com a participação dos pais;
· Convidar os pais para
exposição dos trabalhos dos alunos
· Origem do nome do
aluno para formar a sua história;
· Álbum do nome;
· Promover eventos
comemorativos às datas dia dos pais e das mães.
MATERIAIS
CRONOGRAMA: Março-Abril-Maio
AVALIAÇÃO: O projeto será avaliado
durante a execução com a participação dos envolvidos, de forma contínua através
de questionário e relatórios e divulgado no blog da Unidade Escolar e em
relatórios.
REFERENCIAS
BIBLIOGRAFICASBRASIL/MEC/CNE. Lei
de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional – LDB9394/96. São Paulo: Paz e Terra, 1996
SEME CF. Regimento Escolar da Escola Municipal
Profº Edilson Duarte
PPP – Projeto Político Pedagógico da Escola
Municipal Profº Edilson Duarte
[1] (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003; Kreppner, 1992,
2000).
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