domingo, 7 de julho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA X COMUNIDADE

PROJETO Nº  1- INTEGRAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE
FAMÍLIA NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
”(Augusto Cury)
A PARTICIPAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA 
 Introdução : O projeto Família na Escola: a participação que faz a diferença faz-se necessário uma vez que é a família a maior aliada da Escola. Evidenciar  a importância dessa parceira torna-se fundamental para a Direção da Escola,que vê nela a grande possibilidade de melhoria na integração com a comunidade. O mundo vive uma época que a conturbação e a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano. A  sociedade motiva o individualismo e o coletivo é banido.Para os poucos  sobreviventes/resistentes, é de fundamental importância um trabalho de resgate para que os pais/família se conscientizem da importância do acompanhamento familiar na vida educacional dos alunos bem como a relevância da interação entre família-escola, observando que é possível perceber que a colaboração dos pais, gestor, professores e de toda a comunidade escolar é a melhor maneira para que aconteça um ensino significativo e de qualidade e que crianças e adolescentes necessitam de apoio coletivo para que se tornem cidadãos de sucesso.Nesse sentido, percebe-se que o ponto de partida para a promoção do sucesso escolar é promover a integração entre família e escola, partilhando direitos e deveres, de forma coletiva, dinâmica e inovadora. Portanto, o projeto FAMÍLIA NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA buscará demonstrar a importância da presença da família no processo de escolarização dos filhos. A construção dessa parceria muito contribuirá para o desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar, pessoal e social dos alunos. Objetiva-se ainda, promover uma interação significativa entre pais, professores e alunos, visando oportunizar vivências que lhes possibilitem  refletir sobre o processo de desenvolvimento dos educandos, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças e adolescentes, colaborando assim,  com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.
Justificativa:
      O presente Projeto tem como fim específico, abrir as portas para a participação de familiares na escola, no intuito de ajudar os alunos a terem sucesso na vida escolar e colaborar para diminuir a evasão, a repetência e a violência no contexto educacional. Nesse sentido, é importante citar Içami Tiba (1996, p.140) que diz: "O ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho/aluno". Dentre as reflexões do tema aqui apresentado "O projeto Família na Escola: a participação que faz a diferença”.
Outro ponto importante que abrange este projeto é que família e escola caminhem juntas, objetivando sempre a conscientização do aluno na construção do seu conhecimento, como também da sua autonomia frente às decisões necessárias para o sucesso do ensino-aprendizagem.
                 A LDBn 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) quando trata da Educação deixa claro que é na família que a criança construirá valores que serão incorporados ao longo da vida e onde deverá ocorrer o primeiro processo de socialização, o que lhes permitirá traçar caminhos futuros. Inserir a família na vida da escola ampliará os conceitos formulados pelo aluno e ainda permitirá conhecer a sua cultura pessoal para que a escola possa valorizá-la. Pensando assim, há a necessidade de se estreitar laços entre a escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente - a família- acompanhando o desenvolvimento da criança em todo seu processo de aprendizagem e inserção social. família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais.[1]Como a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado grupo social, ela será uma parceira a mais na busca pelo cumprimento da nossa função social e nos ajudará a cumprir a nossa meta, cada um fazendo o que lhes é de direito e não deixando todas as ações para a escola, de modo que o aluno possa se desenvolver em todos os aspectos da vida pessoal, profissional e ter sucesso, pois, nossa meta é ajudar o aluno em suas necessidades em parceria com a família.
OBJETIVO GERAL: Conscientizar e sensibilizar a importância do acompanhamento familiar na vida escolar dos educandos, bem como da integração entre família e escola, desenvolvendo um trabalho coletivo no ambiente escolar que inclua a família no processo ensino-aprendizagem, como parceira e colaboradora, no crescimento pessoal do aluno, resgatando o fortalecimento da sua auto-estima a fim de aproximá-lo dos princípios desenvolvidos na escola como: solidariedade humana; respeito; democracia; inclusão; entre outros.                                                                                              OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·       Promover palestras com psicólogos, com tema educar e cuidar;
·       Incentivar a participação dos pais nos eventos promovidos pela  Escola bem como nas apresentações dos alunos;
·       Reunir-se trimestralmente com pais/família para apresentar o rendimento dos alunos;
·       Reunir-se com pais e alunos de baixo rendimento;
·       Apresentar projetos desenvolvidos pela escola bem como avaliar sua eficácia;
·       Fortalecer o Conselho Educacional através da participação dos pais;
·       Divulgar o blog da U.E;
·       Divulgar as prestações de contas;
·       Motivar os pais no compromisso de acompanhar seus filhos no desempenho de ensino e aprendizagem.
·       Divulgar o Regimento e o calendário Escolar comentando sobre os dias letivos e o cumprimento da carga horária;
·       Apresentar a escola, seu funcionamento, equipe docente e funcionários para a família, para que se consiga deles a confiança no trabalho desenvolvido pela instituição;
·       Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares para que possam dentro do ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção de valores e a resolução de conflitos;
·       Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos alunos;
·       Ressaltar a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
·       Construir momentos de socialização de idéias e valores com os pais sempre pensando em quais horários serão convenientes para a família;
·       Incentivar os pais a participarem do Conselho Escolar e também a organizar uma associação de Pais e Mestres;
·       Promover o dia da família na escola.
Desenvolvimento:
·       Buscar informações sobre a vida do aluno em família, se possível anotar em fichas;
·       Através de conversas/ entrevistas, buscar resolver os conflitos;
·       Pesquisar sobre a família montando a árvore genealógica; (cada aluno fará a sua)
·       Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
·       Dinâmica para acolher os pais em reuniões;
·       Encontros com família através de reuniões e eventos;
·       Palestras com temas relacionados à estrutura familiar atual;
·       Oficinas sobre Educação dos Filhos, artesanato, teatro, outras;
·       Exposições dos trabalhos realizados em aula;
·       Filmes que retratam temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares;
·       Promover jogos com a participação da família;
·       Eventos
·       Desenvolvimento:
·       O presente projeto será desenvolvido com as famílias dos alunos regularmente matriculados neste Estabelecimento de Ensino e contará com a participação dos pais, professores e funcionários conforme cronograma de atividades.
·       Serão utilizados Data show, livro para registro dos eventos, internet, questionários, máquina fotográfica, computadores e livros.
Metodologia:
·       Apresentar filmes sobre a família, sugeridos pelos professores;
·       Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão, limites...;
·       Trabalhar filmes nos encontros de família que permitam a reflexão sobre os diversos tipos de família;
·       Trabalhar com dinâmicas, brincadeiras, cantigas nos encontros com os pais;
·       Perceber se na família, alguém possui alguma habilidade artística e procurar valorizá-las através de apresentações, conversas nos encontros de família;
·       Promover oficinas para que os pais possam participar da vida escolar do aluno;
·       Incentivar os familiares a participarem das oficinas.
Atividades:  Releitura de filme sobre a família;
·       Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
·       Recorte de revistas ou fotos da família para montar um portfólio sobre o tema;
·       Promover várias oficinas com a participação dos pais;
·       Convidar os pais para exposição dos trabalhos dos alunos
·       Origem do nome do aluno para formar a sua história;
·       Álbum do nome;
·       Promover eventos comemorativos às datas dia dos pais e das mães.
MATERIAIS
CRONOGRAMA: Março-Abril-Maio
AVALIAÇÃO: O projeto será avaliado durante a execução com a participação dos envolvidos, de forma contínua através de questionário e relatórios e divulgado no blog da Unidade Escolar e em relatórios.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICASBRASIL/MEC/CNE. Lei de            Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB9394/96. São Paulo: Paz e Terra, 1996
SEME CF. Regimento Escolar da Escola Municipal Profº Edilson Duarte
PPP – Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Profº Edilson Duarte





[1] (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003; Kreppner, 1992, 2000).


Nenhum comentário:

Postar um comentário