terça-feira, 9 de julho de 2013

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – uma tarefa necessária


A  Avaliação da Aprendizagem é um trabalho   necessário e permanente na atividade docente e precisa acompanhar o processo de ensino-aprendizagem.
         Através da avaliação, os resultados são comparados com os objetivos iniciais elaborados, para  se averiguar  avanços e retrocessos, dificuldades  e  assim, reorientar o trabalho com as correções que se fizerem  necessárias.
         Portanto, a avaliação  é  uma reflexão do nível de qualidade do trabalho escolar tanto docente quanto discente.  
         As informações coletadas no decorrer desse processo são interpretadas  em relação ao padrão de desempenho  expressos em juízos de valor acerca do aproveitamento escolar.
       Considerada complexa, a avaliação  não se restringe a  realização de provas e atribuição de notas, pois a mensuração  proporciona  dados que devem ser submetidos a uma apreciação quantitativo\qualitativa e a avaliação cumpre funções  didático-pedagógicas, de diagnóstico  e  controle.
         Cipriano Carlos Luckesi  alega que  a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre  dados relevantes do processo de ensino- aprendizagem.
Os dados relevantes se referem às várias revelações  das circunstâncias didáticas, nas quais  professor e  alunos estão empenhados em atingir os objetivos do ensino.
A análise qualitativa desses dados, através  de provas, exercícios, retornos dos alunos, realização de tarefas, etc., permite uma tomada de decisão. Ele afirma  ainda, que se pode  definir a avaliação escolar como um componente do processo de ensino, que visa através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência  desses, com os objetivos propostos e, daí, reorientar  a tomada de decisões em relação às atividades didáticas posteriores.
      São considerada tarefas de avaliação: a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa. A verificação consiste na coleta os dados sobre o aproveitamento dos alunos, através de provas, exercícios e tarefas ou de meios auxiliares, como observação de desempenho, entrevistas, etc.
A qualificação é a  comprovação dos resultados alcançados em relação aos objetivos e, conforme o caso, atribuição de notas ou conceitos.
A apreciação qualitativa, que é a  avaliação propriamente dita,  refere-se a padrões do desempenho esperados.
         Segundo o autor, a avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle.
              A função pedagógico-didática  se refere ao papel da avaliação  no cumprimento dos objetivos gerais   e específicos da educação escolar.
Ao se comprovar sistematicamente os resultados do processo de ensino- aprendizagem evidencia-se ou não o atendimento  das finalidades sociais do ensino, de preparação  dos alunos para enfrentarem as exigências da sociedade, de inseri-los no processo global de transformação  social e de propiciar  meios culturais de participação ativa nas diversas esferas da vida social. Ao mesmo tempo, que favorece uma atitude mais responsável do aluno em relação ao estudo, assumindo-o como um dever social.
Cumprindo sua função didática, a avaliação contribui para a assimilação e fixação, pois a correção dos erros cometidos e habilidades e, desta forma,  o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas.
            A função de diagnóstico permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. Na pratica escolar cotidiana, a função de diagnóstico é  mais importante porque é a que dá sentido pedagógico à função pedagógico-didática e a que dá sentido pedagógico à função  de controle. A avaliação diagnóstica  ocorre no início, durante e no final do desenvolvimento das aulas ou unidades didáticas. No inicio, verificam-se as condições prévias dos alunos de modo a prepará-los para o estudo da matéria nova. Essa etapa inicial é de sondagem de conhecimentos e de experiências já disponíveis bem como de provimento dos pré-requisitos para a sequencia  da unidade didática. Durante o processo de transmissão e assimilação e feito o acompanhamento do progresso dos alunos ,apreciando os resultados , corrigindo falhas , esclarecendo duvidas , estimulando-os a continuarem  trabalhando ate que alcancem resultados positivos.   Ao mesmo tempo, essa avaliação fornece ao professor, informações sobre como ele  está  conduzindo o seu  trabalho: andamento da matéria, adequação de método  e materiais, comunicação com os alunos, adequabilidade da sua linguagem etc.
      Finalmente, é necessário avaliar os resultados da aprendizagem no final  de uma unidade didática, do bimestre ou do ano letivo. A avaliação global de um determinado período de trabalho também cumpre a função de realimentação do processo de ensino.
             A função de controle se refere aos meios e à freqüência das verificações  e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando  o diagnostico das situações  didáticas.       Há um controle  sistemático e continuo que ocorre no processo de interação  professor-alunos no decorrer das aulas, através de uma variedade de atividades, que permite ao professor observar como os alunos estão  conduzindo-se na assimilação  de conhecimentos e  habilidade e no desenvolvimento das capacidades mentais.
Nesse caso, não se deve quantificar os resultados. O controle parcial e final se refere  a verificações efetuadas durante o bimestre\trimestre, no final do semestre ou ano letivo, caso a escola determine o exame final.

Segundo o autor, essas funções atuam de forma interdependente, não podendo ser consideradas isoladamente. 

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