A
Avaliação da Aprendizagem é um trabalho
necessário e permanente na atividade docente e precisa acompanhar o
processo de ensino-aprendizagem.
Através da avaliação, os resultados
são comparados com os objetivos iniciais elaborados, para se averiguar
avanços e retrocessos, dificuldades
e assim, reorientar o trabalho com
as correções que se fizerem necessárias.
Portanto, a avaliação é uma
reflexão do nível de qualidade do trabalho escolar tanto docente quanto
discente.
As informações coletadas no decorrer
desse processo são interpretadas em
relação ao padrão de desempenho
expressos em juízos de valor acerca do aproveitamento escolar.
Considerada complexa, a avaliação não se restringe a realização de provas e atribuição de notas, pois
a mensuração proporciona dados que devem ser submetidos a uma
apreciação quantitativo\qualitativa e a avaliação cumpre funções didático-pedagógicas, de diagnóstico e
controle.
Cipriano Carlos Luckesi alega que a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre
dados relevantes do processo de ensino-
aprendizagem.
Os dados
relevantes se referem às várias revelações
das circunstâncias didáticas, nas quais
professor e alunos estão empenhados
em atingir os objetivos do ensino.
A análise
qualitativa desses dados, através de provas,
exercícios, retornos dos alunos, realização de tarefas, etc., permite uma
tomada de decisão. Ele afirma ainda, que
se pode definir a avaliação escolar como
um componente do processo de ensino, que visa através da verificação e
qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência desses, com os objetivos propostos e, daí, reorientar a tomada de decisões em relação às atividades
didáticas posteriores.
São considerada tarefas de avaliação: a
verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa. A verificação consiste
na coleta os dados sobre o aproveitamento dos alunos, através de provas, exercícios
e tarefas ou de meios auxiliares, como observação de desempenho, entrevistas, etc.
A qualificação
é a comprovação dos resultados
alcançados em relação aos objetivos e, conforme o caso, atribuição de notas ou
conceitos.
A apreciação
qualitativa, que é a avaliação
propriamente dita, refere-se a padrões
do desempenho esperados.
Segundo o autor, a avaliação escolar
cumpre pelo menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de
controle.
A função pedagógico-didática se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar.
Ao se
comprovar sistematicamente os resultados do processo de ensino- aprendizagem
evidencia-se ou não o atendimento das
finalidades sociais do ensino, de preparação
dos alunos para enfrentarem as exigências da sociedade, de inseri-los no
processo global de transformação social
e de propiciar meios culturais de
participação ativa nas diversas esferas da vida social. Ao mesmo tempo, que favorece
uma atitude mais responsável do aluno em relação ao estudo, assumindo-o como um
dever social.
Cumprindo sua
função didática, a avaliação contribui para a assimilação e fixação, pois a
correção dos erros cometidos e habilidades e, desta forma, o desenvolvimento das capacidades
cognoscitivas.
A
função de diagnóstico permite identificar progressos e dificuldades dos alunos
e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo
de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. Na pratica escolar
cotidiana, a função de diagnóstico é
mais importante porque é a que dá sentido pedagógico à função
pedagógico-didática e a que dá sentido pedagógico à função de controle. A avaliação diagnóstica ocorre no início, durante e no final do
desenvolvimento das aulas ou unidades didáticas. No inicio, verificam-se as
condições prévias dos alunos de modo a prepará-los para o estudo da matéria
nova. Essa etapa inicial é de sondagem de conhecimentos e de experiências já
disponíveis bem como de provimento dos pré-requisitos para a sequencia da unidade didática. Durante o processo de
transmissão e assimilação e feito o acompanhamento do progresso dos alunos
,apreciando os resultados , corrigindo falhas , esclarecendo duvidas ,
estimulando-os a continuarem trabalhando
ate que alcancem resultados positivos. Ao mesmo tempo, essa avaliação fornece ao
professor, informações sobre como ele
está conduzindo o seu trabalho: andamento da matéria, adequação de
método e materiais, comunicação com os alunos,
adequabilidade da sua linguagem etc.
Finalmente, é necessário avaliar os
resultados da aprendizagem no final de
uma unidade didática, do bimestre ou do ano letivo. A avaliação global de um
determinado período de trabalho também cumpre a função de realimentação do
processo de ensino.
A função de controle se refere aos meios e à
freqüência das verificações e de
qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnostico das situações didáticas. Há
um controle sistemático e continuo que
ocorre no processo de interação professor-alunos
no decorrer das aulas, através de uma variedade de atividades, que permite ao
professor observar como os alunos estão
conduzindo-se na assimilação de
conhecimentos e habilidade e no
desenvolvimento das capacidades mentais.
Nesse caso, não
se deve quantificar os resultados. O controle parcial e final se refere a verificações efetuadas durante o bimestre\trimestre,
no final do semestre ou ano letivo, caso a escola determine o exame final.
Segundo o
autor, essas funções atuam de forma interdependente, não podendo ser
consideradas isoladamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário